Ao longo do semestre, foi possível nos familiarizarmos com diversos aspectos e ferramentas que as modernas mídias digitais de comunicação nos oferecem. Provavelmente, alguns já estivessem cansados de saber como tudo isso funciona, e se movimentavam naturalmente nesse universo, utilizando-se de seus conhecimentos e fazendo uso dos recursos da Internet da melhor maneira possível. Outros, de cujo grupo faço parte, tiveram a experiência pela primeira vez de expor suas idéias, corroborar com o pensamento de especialistas, conhecer e explorar novas ferramentas de aprendizado utilizando – se do Blog. A miscelânea de recursos oferecidos pela ferramenta de comunicação Blog, é diversificada e nos permitem disseminar informações de qualquer caráter, sob a pena de causar constrangimentos e polêmicas, caso a informação não seja verídica, ou ainda, seja plágio da idéia de alguém. Mas de fato, o Blog é um instrumento que possibilita a utilização de diversas mídias, como as estudadas, para tornar acessível a informação.
Assumir que não gosta ou não tem conhecimento de algo, não quer dizer que não se esteja apto a compreendê-lo. O estudo sobre as características, finalidades e por fim a avaliação de outros Blogs causou impacto, permitindo que a idéia de que um blog fosse apenas um instrumento de auto promoção fosse transformada em reflexão de como e de que forma ele poderia auxiliar os profissionais quando da busca por informações e atendimento aos usuários em Unidades de informação (nesse caso, bibliotecas). A divulgação de serviços e o atendimento virtual é o que mais chama atenção, pois a possibilidade de se conhecer a estrutura de outras instituições e poder interagir com as pessoas através de textos, imagens e ou outras formas de acesso, permite que uma Unidade de informação amplie a comunidade que atende colaborando para que consolide seu papel diante dela. Blogues de bibliotecas, por exemplo, podem ser grandes repositórios de assuntos diversos, como os bancos de imagens estudados ou ainda repositórios de vídeos, interagindo com o usuario sobre todos os assuntos possíveis de se relacionarem com o contexto da biblioteca. Outra estratégia que as bibliotecas podem assumir tem relação com a diminuição de custos, por exemplo, disponibilizando através do blog, links para periódicos, científicos e outros populares, como os jornais eletrônicos, os quais não teriam a necessidade de serem assinados, mas permitindo o acesso por um público muito maior do que o que freqüenta a biblioteca presencialmente.
Ao dar início ao uso destas possibilidades, reafirma-se a idéia de que podemos trabalhar em um modelo contemporâneo de comunicação e integração, no qual, as fontes de disseminação da informação interagem garantindo a emissão de um conteúdo que se complementa ao longo da busca. A informação disponibilizada pelos museus ao redor do mundo, de forma virtual, causa inveja pelo nível de recursos utilizados ao tentar reproduzir e informar da melhor maneira possível, sem tentar “plastificar” os objetos, pois são a reprodução virtual de algo material. Acredita-se poder fazer o mesmo por bibliotecas, independente do foco em que atuam, complementando seus recursos, divulgando seus serviços, comprometendo-se com sua comunidade ao ampliar sua visibilidade. As Redes Sociais também operam nesse sentido, dando destaque as instituições, aos serviços relacionados e assuntos diversificados, os quais podem ser conectados aos recursos reais oferecidos por uma biblioteca e unidades de informação.
Assumir que não gosta ou não tem conhecimento de algo, não quer dizer que não se esteja apto a compreendê-lo. O estudo sobre as características, finalidades e por fim a avaliação de outros Blogs causou impacto, permitindo que a idéia de que um blog fosse apenas um instrumento de auto promoção fosse transformada em reflexão de como e de que forma ele poderia auxiliar os profissionais quando da busca por informações e atendimento aos usuários em Unidades de informação (nesse caso, bibliotecas). A divulgação de serviços e o atendimento virtual é o que mais chama atenção, pois a possibilidade de se conhecer a estrutura de outras instituições e poder interagir com as pessoas através de textos, imagens e ou outras formas de acesso, permite que uma Unidade de informação amplie a comunidade que atende colaborando para que consolide seu papel diante dela. Blogues de bibliotecas, por exemplo, podem ser grandes repositórios de assuntos diversos, como os bancos de imagens estudados ou ainda repositórios de vídeos, interagindo com o usuario sobre todos os assuntos possíveis de se relacionarem com o contexto da biblioteca. Outra estratégia que as bibliotecas podem assumir tem relação com a diminuição de custos, por exemplo, disponibilizando através do blog, links para periódicos, científicos e outros populares, como os jornais eletrônicos, os quais não teriam a necessidade de serem assinados, mas permitindo o acesso por um público muito maior do que o que freqüenta a biblioteca presencialmente.
Ao dar início ao uso destas possibilidades, reafirma-se a idéia de que podemos trabalhar em um modelo contemporâneo de comunicação e integração, no qual, as fontes de disseminação da informação interagem garantindo a emissão de um conteúdo que se complementa ao longo da busca. A informação disponibilizada pelos museus ao redor do mundo, de forma virtual, causa inveja pelo nível de recursos utilizados ao tentar reproduzir e informar da melhor maneira possível, sem tentar “plastificar” os objetos, pois são a reprodução virtual de algo material. Acredita-se poder fazer o mesmo por bibliotecas, independente do foco em que atuam, complementando seus recursos, divulgando seus serviços, comprometendo-se com sua comunidade ao ampliar sua visibilidade. As Redes Sociais também operam nesse sentido, dando destaque as instituições, aos serviços relacionados e assuntos diversificados, os quais podem ser conectados aos recursos reais oferecidos por uma biblioteca e unidades de informação.
Very Good Article.thanks for sharing Keep Up The Good Work.
ResponderExcluirSSC Result 2021