Na década de 70 ocorre a disseminação da informação através da Internet. Em 30 anos, o boom da informação com o advento da Worl Wide Web transformou o jornal eletrônico em uma das maiores fontes de informação. Alguns jornais nessa época eram somente transcrições do jornal impresso, atualmente, grande parte de jornais eletrônicos disponíveis já nasceram digitais, ou seja, nunca passaram pelo formato impresso, desde sua elaboração até a manutenção é totalmente reproduzida e realizada pela Web.
Características do Jornal on-line
Instantaneidade
Interatividade
Perenidade (memória, capacidade de armazenamento de informação)
Multimediação
Programação
Hipertextualidade
Personalização de conteúdo
Customização
Debates e estudos foram realizados, especulando se os jornais digitais substituiriam os impressos. Após anos de análise desta nova realidade, verificou-se uma relativa consolidação do jornal on-line, mas não em detrimento do impresso, que continua tendo preferência por vários leitores. Porém, alguns fatores demonstraram uma queda relevante na leitura dos jornais, podemos citar: falta de conteúdo dedicado aos jovens, ausência de temas do cotidiano e utilização de grandes agencias de notícias fazendo com que se tornem cada vez mais parecidos.
Em contrapartida, os jornais on-line, têm conquistado respeito e atenção dos leitores. Dentre os motivos destaca-se a condição de rapidamente e sem pagar nada, o usuário pode verificar informações em veículos concorrentes ou simplesmente procurar por outras informações. Além disso, os jornais on-line tornam-se fontes de informação para outras mídias.
Atualmente, são fontes de informação que complementam em muitos casos as informações do jornal impresso, alem de manterem-se atualizados constantemente e a ampla interatividade com os usuários através de Blogues, Twitter, compondo através de link com esses canais a informação completa.
Através dos links abaixo, é possível conhecer novos projetos elaborados a partir de jornais on-line, com conteúdo especializado em alguns casos e com uma ampla interatividade com usuários:
a) Printed blog (impressão do blog e entrega a leitores selecionados)https://www.theprintedblog.com/
b) MixedInk (produção coletiva)
http://www.mixedink.com/main.php
c) Guardian
http://www.guardian.co.uk/fantasyfootball
d) Hashtag
http://hashtags.org/
continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário