domingo, 7 de novembro de 2010

Disseminação da Informação: jornais eletrônicos internacionais

  

   Sites de jornais eletrônicos disponíveis na Web, conforme publicado anteriormente, são fontes de atualização de informações. Indispensáveis nos dias de hoje, práticos e interativos, todo tipo de informação é possível de ser acessada, transformando assim o formato da comunicação e da disseminação de informações da maneira mais objetiva possível através das mídias digitais.
   Nesse sentido, é importante que haja reflexão a respeito da qualidade das informações disponibilizadas por essas fontes. Tanto os jornais nacionais quanto os jornais internacionais, para manterem seu status e credibilidade, devem cercarem-se de uma ampla cadeia de fontes de informação segura, promovendo dessa forma qualidade à sua informação, produto de seu trabalho.
  Os Jornais internacionais proporcionam ao profissional da informação uma forma eficiente de acessar informações no âmbito global, integrando-o ao fato no momento em que ele está acontecendo através do ambiente virtual e as diversas ferramentas que os sites possuem. Este profissional (bibliotecário, gestor da informação, etc.), deve estar atento as condições que os canais digitais de informação trabalham e com que intuito operam a forma de disseminar informações (parcial / imparcial), para que haja uma supervisão, uma seleção da informação pesquisada.


“um dos principais desafios dos gestores da informação contemporâneos é auxiliar seus usuários a distinguirem a informação de qualidade, dentre o crescente conjunto de informação disponível. Para isso, o gestor deve desenvolver a cultura e a prática de análise da qualidade da informação junto a sua comunidade de usuários. O discernimento sobre o que é importante de ser aferido para averiguar a qualidade da informação  - dimensões de análise – e como mensurar, ou seja, os atributos associados a cada dimensão, devem ser parte integrante da cultura coletiva com relação ao recurso informação.” (SORDI, MEIRELES E GRIJO, 2008, p.173).
  O profissional antes de apropriar-se da informação, deve confirmar se ela é verídica, se a fonte é fidedigna, e por fim se sua qualidade viabiliza o trabalho para o qual ela foi solicitada. Podemos ilustrar essa dinâmica de busca e acesso a informação através do trabalho dos profissionais da informação nas organizações. Além do cuidado com recursos tecnológicos que ampliam a forma do trabalho com a informação, a gestão de sua qualidade também deve ser levada em conta, conforme Sordi, Meireles e Grijo(2008, p.190):

“As ações relacionadas a qualidade da informação devem incluir a capacitação e a transferência de conhecimento com relação ao que deve ser considerado em termos de gestão da qualidade da informação e sua importância para a comunidade leitora. As ações de divulgação e treinamento se tornam ainda mais importantes quando a informação é  o produto final da organização, como é o caso dos jornais eletrônicos [...] ou quando ela é parte integrante ou fortemente associada ao produto ou serviço principal entregue  pela organização.
  Portanto, para um trabalho confiável e seguro a partir de fontes de informação nacionais ou internacionais em mídias impressas ou digitais, deve-se levar em conta aspectos positivos e negativos da instituição, na qual a matéria-prima e seu produto disponibilizado para o público é a informação. Pesquisa e conhecimento de fontes institucionais, pessoais e bibliográficas podem auxiliar na busca pela garantia e fidedignidade de dados e informação, os quais serãode subsídios para a geração de novas informações.

REFERÊNCIA


SORDI, Jose Osvaldo de; MEIRELES, Manuel; GRIJO, Rogério Nahas. Gestão da qualidade da informação no contexto das organizações: percepções a partir do experimento de análise da confiabilidade dos jornais eletrônicos. Perspectivas em ciencia da informação, v.13, n.2, p.168 a 195, maio/ago. 2008. Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v13n2/a12v13n2.pdf Acesso em: 07 out. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário