segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Jornais Eletrônicos Nacionais

   Os Jornais eletrônicos nacionais são mais um tipo de fonte de informação, da qual o profissional da informação pode fazer uso. As informações disponíveis podem ser utilizadas como uma simples indicação para atualização das notícias de sua região ou mais complexa como a busca de informações que corroborem a idéia de um projeto ou pesquisa, permitindo ao profissional uma forma ágil de pesquisar informações, avaliá-las e disponibiliza-las conforme o interesse do usuário. Notícias, imagens, links para informações relacionadas, publicidade, pesquisas, etc., tudo isso esta disponível em um site de um jornal eletrônico. Os jornais nacionais eletrônicos, além de fornecerem as mesmas informações presentes em seu formato impresso, atualizam-nas, reproduzem imagens sobre elas, opinam e resgatam momentos, visando complementar a transmissão da informação e integrá-la ao leitor.
   Através do Serviço de Referência de bibliotecas e unidades de informação, o bibliotecário de referência pode fazer uso destas ferramentas, inovando o processo de pesquisa e integrando o usuário com o ambiente virtual de informação, em especial no momento da entrevista de referência. O bibliotecário deve conduzir a entrevista, assim como questionar o usuário sobre [...] “qual uso pretende fazer com a informação procurada [...] dando a entender que o uso a que se destina a informação pode determinar uma diferença no material a ser consultado” (Hutchins, 1973, p.24).
   Além de estar respondendo a uma necessidade de informação que poderá estar sendo resolvida pela pesquisa, a apresentação desse universo informacional pode trazer autonomia ao usuário, já que a interface e os mecanismos de busca são altamente interativos.
   Na página do jornal eletrônico da ZEROHORA, é possível obter informações sobre a 56º Feira do livro de Porto Alegre. Através de um link para o vídeo de apresentação sobre o “Ultimo domingo na feira”, foi possível conhecer as instalações e a localização da feira, visualizar o comportamento das pessoas enquanto transitam pelos estandes e ter uma relativa noção dos participantes, dos preços, enfim da integração da feira com o espaço da Praça da Alfândega. Como profissional indicaria esta fonte de informação para quem nunca visitou a feira ou nem mesmo tem conhecimento de como acontece, pois é uma forma de disseminar a informação prática, dinâmica e eficiente. Gostei!!!


PASSEIO VIRTUAL
Faça um passeio no último domingo da Feira do Livro



REFERÊNCIAS:
HUTCHINS, Margaret. Introdução ao trabalho de referência em bibliotecas. Rio de Janeiro : Fundação Getúlio Vargas, 1973.

BOTEGA, Jefferson. Faça um passeio no ultimo domingo da feira do livro. ZeroHora.com Disponivel em: Acesso em:15 Nov. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário