terça-feira, 21 de setembro de 2010

Uma imagem pode dizer mais que mil palavras

    Quando falamos em informação, podemos pensar em algo não palpável, invisível, mas com poder de modificar situações diversificadas quando registrada em um bilhete de papel, uma revista impressa, uma pagina da internet, um blog, uma mensagem de celular e por aí vai... Com tanto suporte, realmente o que interessa é a informação em si e a forma que ela poderá ser acessada.

    Considerar a informação “invisível” ou “não palpável” é tentar dar uma característica a algo que até mesmo pela voz é disseminada e tem tanta importância quanto quando está registrada. Além da voz e dos ouvidos como veículos de disseminação e acesso a informação, também somos capazes de realizar esta troca através do olhar, ou melhor das imagens captadas pelo olhar. Através de uma imagem podemos resumir um texto inteiro, uma informação real, por isso o titulo sugestivo “uma imagem pode dizer mais que mil palavras”. Não sei de quem é esta frase, mas posso afirmar que não é minha, mas ela resume bem este post.

   Através do tratamento e a disponibilização de imagens, torna-se possível a disseminação de informações reais de uma geração, por exemplo, ou ainda, uma tentativa de interpretação do momento, já que nem sempre uma foto revela o que realmente pode ter acontecido. Desde que os primeiros cientistas desenvolveram a fotografia e posteriormente a maquina fotográfica, sua intenção era registrar o momento, ou seja, uma informação sobre determinada realidade. E até hoje quando usamos nossas maquinas digitais para tirar uma fotografia ou realizar a gravação de um video, também temos o intuito de registrar uma determinada situação para a posteridade.










Um comentário:

  1. Oi Giana, tivemos inicialmente a mesma idéia nesse post heheh. Muito bom! Ana

    ResponderExcluir